Como a colaboração entre moradores e comerciantes pode ajudar na preservação ambiental
Imagine agora a história de Luna, moradora de um prédio e preocupada com o meio ambiente
e o descarte daqueles eletrônicos acumulados em seu apartamento. Ela queria ajudar, mas não sabia como. Um dia, quando ela foi descartar seu lixo comum, ela descobre que o condomínio onde mora instalou pontos de coleta de eletrônicos, em parceria com um comerciante local, chamado Heitor.
A Luna ficou feliz em ter uma forma fácil e acessível de se livrar de seus eletrônicos velhos e contribuir para o meio ambiente, ela e 72% dos brasileiros tem algum eletrônico guardado na gaveta que não usa a tempos. Agora ao usar o ponto de coleta patrocinado pelo Heitor com frequência ela sabe que está fazendo a diferença.
Heitor também gostou da iniciativa, pois além de ajudar o meio ambiente, ele também teve resultados positivos em seu negócio. Os descontos que ele oferece para quem descarta os eletrônicos em seu ponto de coleta aumentaram a base de clientes, além do impacto positivo na visibilidade da sua marca.
De acordo com a ONU, em 2019, o mundo gerou 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico e apenas 17,4% foram coletados e reciclados de forma correta. No Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, menos de 3% do lixo eletrônico produzido é reciclado corretamente. Esses números evidenciam a importância de ações para a conscientização e gestão adequada desse tipo de resíduo.
Essa história é real e acontece todos os dias, graças a solução que criamos com Wastee que, conectando condomínios residenciais com comerciantes locais para incentivar o descarte correto de eletrônicos conseguimos unir a facilidade do descarte para o morador (que não precisa lembrar de levar esses eletrônicos em uma loja) e gerar visibilidade para marca do comerciante que patrocina a inciativa.
Sabendo que esse grande problema não pode ser resolvido sozinho, a organização e união dos moradores e comerciantes se mostra um caminho importante para melhorar o cenário atual.
Se você é um comerciante ou varejista, considere patrocinar um ponto de coleta em um condomínio. Se você é um morador, fale com seu síndico para instalarmos um ponto de coleta de forma gratuita em seu prédio e faça sua parte para ajudar o meio ambiente. Juntos, podemos fazer a diferença e não se esqueça, não está usando, recicle!